Saiba como reduzir o impacto das embalagens no meio ambiente e a importância do ESG para as empresas. Confira!
As embalagens são elementos essenciais para a proteção, conservação, identificação e comercialização dos produtos. Porém, elas geram impactos ambientais negativos quando não descartadas corretamente. Por isso, é indispensável que as empresas estejam alinhadas com o conceito ESG e busquem formas de reduzir este impacto, adotando práticas sustentáveis em todo o ciclo de vida das embalagens, desde a produção até o descarte, promovendo ações educacionais sobre a importância do descarte correto e da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. Algumas dessas práticas são:
Utilizar materiais amigos do meio-ambiente:
– Embalagem monomaterial 100% reciclável: a utilização de estruturas monomateriais simplifica e orienta a classificação no sistema de coleta e reciclagem, possibilitando rápida e precisa destinação do material para prosseguir na cadeia, impulsionando a economia circular e, como consequência, contribuindo significativamente com o meio ambiente.
– Embalagem biodegradável: se decompõe totalmente no solo em média de 4 anos em condições de aterro, transformando o plástico em fertilizantes naturais.
– Embalagem compostável: feita com materiais a base de polpa de celulose e biomassa orgânica de cana-de-açúcar, mandioca e milho, volta à natureza e se biodegrada em até 180 dias, seja em usinas de compostagem ou em compostagem doméstica.
– Embalagem com PE Verde: filme fabricado a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima 100% renovável, sendo a primeira resina desse tipo certificada no mundo e que conta com a marca “I’m green”, que assegura sua origem e reciclabilidade. Essa resina contribui de maneira importante para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
– Embalagem com PET PCR: filme feito com 30% de resina pós-consumo de garrafas recicladas, esta estrutura traz características importantes no quesito sustentabilidade e economia circular, onde resíduos viram insumos para novos materiais.
– Embalagem sustentável: laminado de filme plástico PCR (feito com 30% de resina pós-consumo de garrafas recicladas), com filme plástico Verde (feito com 51% de resina de cana-de-açúcar). Esta estrutura alia características importantes no quesito sustentabilidade: Economia Circular, onde resíduos viram insumos para novos materiais; e Redução de Impacto Ambiental: utilizando materiais produzidos com fontes renováveis. Unindo estas soluções, tem-se uma embalagem final muito mais amigável ao meio ambiente, causando menos impacto até chegar à mesa do consumidor final.
Incentivar os consumidores ao consumo consciente e descarte adequado:
As empresas devem instruir e sensibilizar os seus consumidores sobre a relevância do consumo consciente e responsável. Como: escolher produtos em embalagens amigas do meio-ambiente, reutilizar ou reciclar as embalagens sempre que possível, e descartar as embalagens de forma adequada, seguindo as orientações de coleta seletiva e destinação final.
Qual a importância do conceito de ESG para as empresas?
A implementação do ESG nas empresas é uma forma de demonstrar compromisso com a sustentabilidade nos âmbitos: ambiental, social e de governança.
– Refletir a sua responsabilidade social e ambiental, demonstrando o seu respeito e cuidado com o meio ambiente, a sociedade e os seus stakeholders, como clientes, fornecedores, funcionários, acionistas, entre outros.
– Aumentar a sua competitividade e reputação no mercado, atraindo e fidelizando os consumidores, que estão cada vez mais conscientes e exigentes em relação às questões de sustentabilidade, e os investidores, que estão cada vez mais atentos e criteriosos em relação aos riscos e oportunidades de investimento.
– Melhorar a sua gestão e governança, adotando práticas éticas, transparentes, eficientes e inovadoras, que garantem qualidade, segurança e conformidade dos seus processos e produtos.
Quer saber mais sobre essa e outras novidades da Camargo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo.