Saiba como a realidade aumentada já está sendo utilizada em embalagens para melhorar a experiência e a interação dos consumidores com os produtos e as marcas. Confira!

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia inovadora que superpõe informações digitais – como imagens, vídeos e dados – ao mundo real, geralmente acessada por meio de dispositivos como smartphones, tablets ou óculos especiais. Esta fusão de elementos virtuais com o ambiente físico oferece uma experiência interativa e imersiva, abrindo um leque de possibilidades para diversas indústrias, incluindo a de embalagens.

No contexto das embalagens, especialmente as de alimentos, a realidade aumentada tem o potencial de revolucionar completamente a experiência do consumidor. Ao escanear uma embalagem com um dispositivo habilitado para RA, os consumidores podem acessar uma variedade de informações e experiências interativas. Isso inclui detalhes sobre a origem e o processo de fabricação do produto, receitas interativas, jogos e promoções.

De acordo com Henry Assef,  executivo de Realidade Aumentada na Massfar Tecnologia, a tecnologia de Realidade Aumentada alcançou seu estágio de maturidade, sendo percebida tanto pelo consumidor como uma ferramenta valiosa para interação com o produto quanto pelas marcas como camada digital importante para se relacionar com seu público. “Existem avanços significativos nos últimos anos, que hoje permitem experiências de Realidade Aumentada em embalagens sem o uso de aplicativos, sendo acessível para marcas de todos os portes e segmentos. Portanto, muitas possibilidades oferecidas pela tecnologia já são amplamente utilizadas pelas indústrias de alimentos e bebidas, cosméticos, farma, limpeza e higiene pessoal, entre outras”, diz.

Os benefícios dessa aplicação são inúmeros. Para o consumidor, a RA oferece uma experiência de compra mais rica e envolvente, ajudando-o a tomar decisões de compra mais informadas. Para as marcas, isso representa uma oportunidade única de se conectar com os clientes de maneira mais profunda, fortalecendo o reconhecimento e a fidelidade à marca.

Exemplos de aplicações

As funcionalidades da realidade aumentada em embalagens de alimentos podem ser diversas. Confira algumas delas:

Informações nutricionais e de procedência: A RA pode exibir informações detalhadas sobre os ingredientes, valores nutricionais, alergênicos e a origem dos alimentos, oferecendo transparência e confiança ao consumidor.

Experiências interativas e educativas: Através de jogos e animações, as embalagens podem educar sobre hábitos alimentares saudáveis ou sobre práticas sustentáveis e o descarte correto da embalagem.

Realidade aumentada e marketing: Promoções e campanhas de marketing podem ser incorporadas às embalagens, criando uma experiência de compra mais dinâmica e atraente.

Receitas e demonstração de produtos: As embalagens podem oferecer receitas interativas ou demonstrações de como usar o produto, agregando valor e facilitando a experiência culinária.

“O universo de conteúdos é muito vasto. As embalagens interativas com Realidade Aumentada podem trazer promoções, instrução de uso, orientações de descarte, receitas interativas e muito entretenimento, através de jogos, estúdios de selfie e diversos outros tipos de conteúdos, que tornam a experiência do consumidor com a marca muito mais completa”, complementa Assef.

Para o executivo, depende de cada mercado, público-alvo, tipo de produto e suas estratégias. Por exemplo: um leite achocolatado pode trazer jogos educativos; um produto de limpeza pode trazer instruções de uso e dicas de reciclagem; um suplemento alimentar pode trazer o mecanismo de ação dos seus ingredientes no organismo, instruções de uso correto e passo-a-passo interativo. “Os conteúdos interativos são 100% customizáveis e podem atender necessidades específicas de cada marca. Existe uma grande tendência em trazer entretenimento e envolver o consumidor no storytelling do produto, considerando a embalagem uma camada digital que as marcas estão olhando com atenção cada vez maior”, explica.

Um mercado mais tecnológico

Mais do que tecnologia, a RA envolve um redesign de embalagem, certo? Em sua opinião, as empresas estão abertas a isso e entendem como um investimento, uma evolução, ou ainda há uma certa resistência?

A resistência é cada vez menor, pois a tecnologia na embalagem é uma demanda do consumidor. No Brasil, temos mais dispositivos móveis do que habitantes. “Além disso, somos um povo conectado, que passa muito tempo na internet móvel. Esse comportamento abre uma grande oportunidade para as marcas se conectarem com as pessoas, construindo um diferencial competitivo valioso através da tecnologia”, pondera Assef.

O que é importante as marcas saberem é que existe um triângulo do sucesso no uso da Realidade Aumentada. São três C’s importante:

  • Contexto: antes de qualquer coisa, precisamos entender o contexto do produto e, principalmente, de consumo. É importante considerar comportamento do consumidor, expectativas e tudo o que envolve a relação do produto com seu público.
  • Conteúdo: esse é o C que vai conectar, conquistar e tornar o consumidor fã da marca ou produto. O conteúdo é importantíssimo e a marca precisa colocar muita energia em criar algo que realmente vai fazer a diferença e encantar o consumidor.
  • Comunicação: é aqui que algumas marcas erram. Às vezes, o contexto e o conteúdo foram muito bem pensados, mas o consumidor precisa ficar sabendo que existe uma tecnologia interativa na embalagem. Não basta colocar um código ou uma informação discreta na embalagem. É preciso comunicar muito bem, ter um ótimo “call to action” e utilizar todos os canais possíveis para contar essa história. A tecnologia por si só não faz milagres, mas dentro do mix de comunicação, ela ganha muita força.

“Até 2020, a discussão era usar ou não usar a camada digital da embalagem. Nos últimos anos, o grande ponto é saber qual o melhor conteúdo, a melhor estratégia, a melhor análise de dados e a melhor forma de tirar o máximo proveito da tecnologia. Não se discute mais se a marca deve utilizar a tecnologia, mas, sim, como utilizar corretamente”, conclui o executivo.

Como vimos, a realidade aumentada já está nas embalagens, assim como outras novidades proporcionadas pela tecnologia, como as Inteligências Artificiais que, certamente, melhorarão ainda mais a experiência com a RA. Portanto, para se adaptar a essas mudanças, as empresas precisam investir em tecnologia e inovação. Isso envolve não apenas o desenvolvimento de aplicativos e softwares de RA, mas também a reformulação do design de embalagens para integrar essa tecnologia de forma eficaz.

A realidade aumentada já está transformando diversos setores da indústria, desde o varejo até a educação e entretenimento. Com a crescente demanda por experiências de compra mais envolventes e informativas, a RA em embalagens de alimentos representa um avanço significativo, alinhando inovação tecnológica com as necessidades e expectativas dos consumidores modernos. As empresas que abraçarem essa tendência estarão na vanguarda de uma revolução na interação entre marcas e consumidores.

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