Conheça as políticas globais e regulamentações que tratam das embalagens sustentáveis. Confira!
A busca por soluções industriais que respeitem o meio ambiente tem se tornado uma prioridade global, refletindo na indústria de embalagens por meio da demanda de materiais que não sejam agressivos ao meio ambiente.
Normas e Regulamentações Globais
Diferentes países têm adotado regulamentações específicas para incentivar o uso de materiais sustentáveis na produção de embalagens. Essas legislações visam a redução do impacto ambiental dos materiais tradicionalmente utilizados e a promoção de alternativas mais ecológicas.
Na União Europeia, por exemplo, há um esforço para tornar todas as embalagens recicláveis e minimizar a presença de substâncias perigosas. Materiais como bioplásticos feitos de amido de milho ou PLA (ácido polilático), já estão sendo utilizados em várias regiões para criar embalagens que se alinham com as metas de sustentabilidade. Por lá, o conselho e o parlamento europeu fixaram datas para o cumprimento dessas metas, sendo em 2030 uma primeira avaliação do que foi alcançado, o que inclui o uso de materiais sustentáveis na produção de embalagens e o teor mínimo de material reciclável nas embalagens, para então pensar em novas metas para 2040.
No Brasil, existem normas que regulamentam a produção de embalagens a partir de materiais novos, como a resina de cana-de-açúcar. Está em tramitação um projeto de lei que, no Art 6º, diz o seguinte: “A partir de 31 de dezembro de 2029, todas as embalagens plásticas colocadas no mercado serão retornáveis e comprovadamente recicláveis ou substituídas por embalagens confeccionadas por materiais integralmente compostáveis, feitos a partir de matérias-primas renováveis, sem prejuízo da comprovação da implementação dos sistemas de logística reversa de embalagens de que trata o art. 33 da Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010.”
Portanto, notamos que já não se trata de uma questão de simples cuidado, mas de uma necessidade que se impõe para preservarmos e garantirmos um futuro livre de materiais poluentes, assim como um ciclo de produção sustentável, onde todo o material utilizado retorna para que seja reaproveitado.
Materiais utilizados em outros países
Além da resina de cana-de-açúcar, outros materiais têm ganhado destaque globalmente por suas propriedades sustentáveis. Por exemplo:
- PLA (Ácido Polilático): Fabricado a partir de recursos vegetais como milho e mandioca, é biodegradável e compostável, sendo uma alternativa popular para embalagens em países que buscam reduzir o uso de plásticos derivados de petróleo.
- Bioplásticos de Algas Marinhas: São fabricados a partir de algas marinhas de cultivo e a sua produção gera menos efeitos nocivos, como os gases de efeito estufa.
- Embalagens com base de materiais naturais: Já citamos o uso do milho, da mandioca, algas marinhas e a cana-de-açúcar como base para a produção de embalagens, porém, existem outros tipos, como as embalagens feitas a partir da proteína do leite, de cogumelos, da fibra do coco, entre outras. Isso nos mostra como existe um grande movimento para a criação de alternativas sustentáveis cujo foco é a redução do uso de energia na sua produção, assim como embalagens que não agridam a natureza; mas vale ressaltar que muitas destas embalagens ainda estão em testes.
Importância da reciclagem e orientação para o descarte correto
A eficácia dessas inovações depende também de sistemas de reciclagem eficientes e da conscientização pública sobre o descarte correto de embalagens. Campanhas educativas e pontos de coleta específicos são essenciais para garantir que as embalagens cumpram seu papel sem se tornar um problema para as gerações futuras.
A contribuição da Camargo Embalagens
Referência no setor, a Camargo Embalagens é pioneira em oferecer soluções sustentáveis em embalagens. Investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento e se destaca na adoção de materiais inovadores e ecologicamente corretos, como as embalagens biodegradáveis, compostáveis e recicláveis que atendem às necessidades dos clientes cada vez mais conscientes do impacto ambiental de seus produtos.
Quer saber mais? No blog você encontra conteúdos dedicados a apresentar essas embalagens, além de cases de sucesso de clientes!