Elas interferem diretamente na escolha do consumidor no ponto de venda
Considerar os atributos de uma embalagem que podem contribuir para a escolha dos consumidores nos pontos de venda é importante para o sucesso de um produto diante da concorrência.
De acordo com o pesquisador, designer gráfico e artista plástico Nelson Bavaresco, que desenvolveu CSS – Sistema de Cores Cecor com muitas ferramentas para a arte e a ciência da cor, existem muitos parâmetros a ser considerados quando da escolha de cores para uma embalagem, especialmente àquelas destinadas a alimentos. Entre eles estão:
Temperatura
Considerando-se de que certas cores são mais quentes e outras mais frias, sendo que o vermelho é considerado o mais quente, seguido pelo laranja e pelo amarelo; e as complementares, como o azul-ciano, o azul e o anil, são as mais frias, temos uma diversidade de opções a serem combinadas, sempre ponderando demais atributos, descritos a seguir.
Peso e dimensão
Da mesma forma que temos cores quentes e frias, temos a sensação de que certas cores são mais pesadas ou mais leves que outras, o que reflete diretamente na percepção aparente de tamanhos menores ou maiores que o real. Cores escuras dão a sensação de tamanho menor e peso maior, enquanto as cores claras dão a sensação de coisas maiores e mais leves.
Distanciamento
A proximidade e distância também seguem nas mesmas linhas das referências anteriores, trazendo a percepção de longitude ou aproximação. Veja só, enquanto montanhas em tons frios e azulados parecem bem distantes, imagens com cores quentes avermelhadas parecem estar mais próximas.
Gostos e sabores
Já teve a sensação de que certas cores são mais comestíveis ou mais bebíveis que outras? Pois bem, seguindo o raciocínio dos exemplos citados acima, essa observação é tão verídica quanto às demais.
Veja o gráfico empírico dessas propriedades adotadas pelo Cecor, primeiro sistema de cores inteiramente desenvolvido no Brasil:
Vimos que as cores para embalagens são fundamentais e de grande importância, e para se chegar a um modelo adequado e que reflita os atributos do produto em questão, são necessários muitos testes e pesquisas para uma correta definição de critérios.
Gostou do tema? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre este e outros assuntos interessantes!
Fonte: EmbalagemMarca
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.