Redução de 1.557,78 toneladas de CO² no ano, correspondente à preservação de 10.904 árvores

A sustentabilidade e a preservação ambiental fazem parte dos princípios da Camargo Embalagens, que busca continuamente reduzir os impactos ambientais causados por suas operações. Com base nessa premissa, implementou o projeto Aterro Zero, cujo objetivo é eliminar em sua totalidade a destinação dos resíduos para aterros industriais ou sanitários.

A Camargo Embalagens identificou algumas ações a serem tomadas em busca do resultado esperado, como novas destinações para os resíduos de sobras de alimento do restaurante, poda e jardinagem, resíduos de recicláveis e não recicláveis. “A aplicação de novas tecnologias e aplicação de requisitos legais fortalece a implementação e vida longa das melhorias implementadas e já existentes”, explica Maria Inez Battiston, Engenheira responsável pelo atendimento à Camargo na Pegada Ambiental.

As informações auditadas foram referentes ao ano de 2023 de janeiro a dezembro para a gestão dos resíduos e demais informações do processo de auditoria foram de março de 2023 a março de 2024.

Para conseguir atingir o objetivo definido, durante toda fase de planejamento e implementação foi utilizada a metodologia de gerenciamento de projetos regida pelas normas internas de gestão de resíduos, treinamentos realizados, novas metodologias de gestão de resíduos, projetos de melhoria contínua e o PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Estas metodologias auxiliaram para que houvesse cumprimento do cronograma estabelecido, minimização dos riscos, agilidade na tomada de decisão e um maior engajamento de todo o time envolvido no planejamento e execução final.

Após a validação dos tipos de resíduos, os receptores foram selecionados e verificados sobre a metodologia de destinação implementada na planta em Tietê.

A Camargo Embalagens conquistou o Selo e Certificação Aterro 0 (zero) Escala nível A, com 99%, que é emitido após auditoria somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente e práticas sustentáveis. Somente a Certificação Aterro 0 (zero) atesta que a empresa ou evento é de fato lixo zero.

Para Felipe Toledo, diretor executivo da Camargo Embalagens, “a produção cada vez mais limpa e mais sustentável é uma premissa que a empresa vem trabalhando ao longo de muitos anos e ver que está se tornando uma realidade, atestada por um agente certificador é muito gratificante”.

Fique por dentro das novidades das embalagens da Camargo Embalagens? Assine nossa newsletter e saiba todas as novidades. Até a próxima!