No mundo do marketing moderno, as embalagens não desempenham apenas a função de proteger o produto, mas são um elemento de estratégia de marca, capazes de comunicar os valores de uma empresa. Além disso, uma embalagem bem projetada entrega além da proteção, serve como um meio eficiente para transmitir o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade, estabelecendo uma conexão de valores com os consumidores e reforçando a identidade da marca.

Design de embalagem

Para alinhar as embalagens com os valores da empresa, vários elementos devem ser considerados:

Materiais sustentáveis: escolher materiais amigos do meio ambiente demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade, uma característica cada vez mais valorizada pelos consumidores.

Designs inovadores e práticos: incorporar inovação com praticidade melhora a funcionalidade e a relação do consumidor com o produto.

Técnicas de produção sustentáveis: utilizar processos que minimizam o impacto ambiental reflete a preocupação da marca com o planeta. 

Destacando compromissos específicos

Se a marca fizer uso de processos produtivos que minimizem o impacto ambiental, é interessante buscar por convertedores de embalagem que estejam alinhados a estas práticas.
A Camargo possui selo de energia renovável, o qual atesta 100% de energia renovável na produção de suas embalagens e mostra o seu compromisso e responsabilidade com o meio ambiente por meio de atitudes cada vez mais sustentáveis.
Além disso, a Camargo também apoia o Lupinha, plataforma desenvolvida pela Abre (Associação Brasileira de Embalagem) para que as marcas apresentem aos consumidores informações fáceis e ampliadas do produto na palma da mão, por meio de um QR Code, de forma prática, inclusiva e acessível. Basta acessar apontar a câmera do celular para o QR Code do Lupinha na embalagem e o consumidor terá acesso a recomendações para o descarte correto das embalagens, informações nutricionais/ composição/ alergênicos, e modo de preparo/ uso.

Respeito às Regulamentações e Normas

Cumprir as diretrizes dos órgãos reguladores é essencial para garantir sucesso a marca. Além de mostrar que as embalagens são seguras e que comunicam as informações necessárias, se alinham as expectativas éticas e legais, e fortalecem a confiança do consumidor.

Inovação contínua e adaptação às mudanças do mercado

Manter-se à frente das tendências, como sustentabilidade e tecnologia, é fundamental para sobreviver num mercado competitivo e para adaptar-se mais rapidamente às mudanças, exigências regulatórias e preferências dos consumidores. 

Como vimos, as embalagens são muito mais do que um invólucro para os produtos, elas são uma forma eficaz de comunicação de valores da marca. Ao integrar princípios de sustentabilidade, informações relevantes e respeito às regulamentações e normas nas embalagens, as marcas melhoram sua imagem e desempenho no mercado, além de contribuírem positivamente para uma sociedade mais consciente e sustentável.

Quer saber mais? Fale com a nossa equipe! Aqui na Camargo você encontra as melhores soluções para embalagens. Acesse o nosso site e confira as nossas soluções.