Conheça os cuidados, tipos e o que diz a Anvisa sobre as embalagens para congelados. Então, confira o artigo!

Os alimentos congelados trouxeram praticidade para o dia a dia. Alguns minutos no forno tradicional ou no micro-ondas e pronto: almoço ou jantar como se tivessem sido feitos na hora. Contudo, poucas pessoas prestam atenção em como os produtos congelados vêm embalados.

As embalagens para congelados não servem meramente para acondicionar os alimentos por um determinado período. São elas que vão garantir que os nutrientes e sabor das refeições sejam preservados.

A seguir, vamos conhecer os tipos mais apropriados de embalagens para congelados, cuidados importantes na hora do armazenamento dos alimentos e o que diz a Anvisa, órgão regulador, sobre o assunto. Então, continue conosco e boa leitura!

 5 tipos apropriados de embalagens para congelados

Atualmente, existem 5 tipos de embalagens que são bastante utilizadas para congelar alimentos: polietileno, polipropileno, EVA, Nylon e alumínio. Dessa forma, vamos conhecer melhor cada uma delas:

1. Embalagens compostas com polietileno

Por ser atóxica, a embalagem de polietileno pode ter contato direto com os alimentos. Sendo assim, é altamente resistente e possui três níveis de densidade: baixa, média e alta. Além disso, as versões transparentes permitem que o consumidor visualize os alimentos que estão dentro.

2. Embalagem compostas com polipropileno

Também atóxica e altamente resistente. Por isso, o recipiente de polipropileno possui brilho, o que é algo positivo para quem está iniciando as vendas ou deseja chamar a atenção com embalagens.

3. Embalagem compostas com EVA

A grande qualidade da embalagem de EVA é a flexibilidade, além de ser altamente resistente e indicada para armazenar alimentos em baixas temperaturas. 

4. Embalagem compostas com Nylon
O nylon é um material que proporciona excelente barreira e resistência mecânica, fundamental para os casos de congelamento de produtos líquidos.

5. Embalagem compostas com alumínio

Afinal, os recipientes de alumínio são indicados para congelar alimentos por um período mais curto de tempo, uma vez que não é possível o fechamento hermético. Ademais, não pode ser utilizado no micro-ondas.

Embalagens para congelados: cuidados principais

A indústria de embalagens precisa estar atenta ao que diz a Anvisa sobre os cuidados necessários com o armazenamento dos alimentos. Dessa forma, para garantir que o produto chegue com qualidade à mesa do consumidor.

Confira 5 cuidados essenciais:

  1. Ser flexível, caso os alimentos precisem expandir depois de congelados, algo muito comum em líquidos e pastosos;
  2. Resistir à gordura para que ela não grude nos alimentos;
  3. Preservar as características nutricionais dos alimentos;
  4. Suportar fatores externos, como impactos e rasgos;
  5. Ser impermeável.

Embalagens regulamentadas pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é quem regulamenta as embalagens no Brasil, além de outros assuntos relacionados à alimentação. Sendo assim, entregar alimentos em embalagens não adequadas pode gerar a apreensão do produto e multas.

Além da embalagem que acondiciona o alimento, a Anvisa também regulamenta a rotulagem. Ou seja, o que está escrito nas embalagens e o painel principal, onde consta o logotipo e a marca da empresa.

Assine a newsletter da Camargo Embalagens

Gostou do nosso conteúdo? Na Camargo é possível encontrar a embalagem certa para a venda de um produto congelado. Então, para saber mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter. Até a próxima!