Saiba como o setor de pet food vem inovando em busca de maior qualidade e sustentabilidade em seus produtos para um mercado que cresce a cada ano. Confira!

O mercado pet vem passando por uma grande expansão nos últimos anos, resultado do aumento de adoção de animais de estimação, e de maior atenção dos donos ao bem-estar e à saúde desses companheiros. A indústria de pet food, por conta desses fatores e da mudança nas formas de consumo, está atenta a essas transformações, trazendo inovações em produtos que vão desde novos tipos de alimentos a ingredientes mais saudáveis e orgânicos. Em paralelo a essas novidades, as embalagens para esse segmento também estão se adaptando, seguindo as tendências de um mercado cada vez mais consciente sobre o consumo sustentável.

Com uma movimentação financeira que ultrapassa bilhões de dólares anualmente, o setor atrai constantemente novas empresas e investimentos. A tendência é impulsionada pelo crescente número de tutores que buscam produtos de qualidade e saudáveis para seus animais de estimação, refletindo uma preocupação com a saúde dos pets e o impacto ambiental que o consumo gera.

Novidades em produtos para Pets

Recentemente, o setor de pet food tem observado uma onda de inovação em produtos pets, especialmente no que diz respeito à alimentação. Novos tipos de alimentos, que apostam em ingredientes mais saudáveis, orgânicos e sustentáveis, estão ganhando espaço nas prateleiras. Essa mudança na oferta de produtos acompanha uma demanda por consumo consciente, que busca minimizar os danos ao meio ambiente e garantir uma dieta equilibrada e nutritiva para os animais. A seguir, apresentamos algumas novidades do setor:

Rações Premium: Estas rações contêm ingredientes de qualidade, incluindo nutracêuticos e alimentos funcionais como probióticos, ômega 3, frutas e vegetais desidratados.

Dieta natural para os pets: É cada vez maior o número de empresas que se dedicam a produzir alimentos que utilizam apenas produtos naturais e orgânicos, sem conservantes e produtos sintéticos, beneficiando a saúde dos animais.

Alimentos com novos ingredientes: Outra novidade são as opções de alimentos que incluem ingredientes menos convencionais, como farinha proveniente de insetos (grilos), pasta de peixe (carpa), algas e whey protein (proteína do leite).

Alimentação saudável preparada: Há tutores que contratam veterinários especializados na dieta dos pets para montarem um cardápio semanal de acordo com características como raça, peso, idade, entre outros. Carne de frango, carne vermelha, peixes brancos e sem espinhas e vegetais são alguns dos ingredientes utilizados no preparo de porções que podem ser congeladas e servidas ao longo do mês.

Mordedores naturais: Os mordedores naturais são opções saudáveis para os pets que gostam de mordiscar. Esses produtos ricos em colágeno e proteínas são feitos por meio do processo de desidratação de ingredientes naturais, sem adição de conservantes ou produtos sintéticos, como o desenvolvido pela Furest Pet

Tendências em embalagens para produtos de Pet Food

Durabilidade e resistência: Em resposta à demanda por produtos que mantenham sua qualidade ao longo do tempo, as embalagens para pet food estão se tornando mais resistentes e duráveis, protegendo o alimento de fatores externos como umidade, oxigênio, luz e contaminação. Um formato de embalagem que está cada vez mais em alta para esse segmento é o stand-up pouch que atende a vários requisitos ao mesmo tempo: inovação, segurança, versatilidade, beleza, tecnologia e sustentabilidade.

Facilidade de uso: Com a vida corrida dos donos de pets, embalagens fáceis de abrir e fechar são cada vez mais valorizadas. Por isso, a aplicação de ziplock nas embalagens facilita o abre-fecha e o manuseio, conserva o frescor e a crocância do produto, e o mantém protegido de fatores externos. 

Sustentabilidade: Há uma tendência crescente por embalagens ecologicamente corretas, na qual os consumidores estão cada vez mais atentos aos impactos ambientais de suas escolhas, buscando produtos que minimizem os danos ao meio ambiente. Existem diversos tipos como embalagens feitas a partir de matérias-primas de fontes renováveis, compostáveis, biodegradáveis, sustentáveis, recicláveis, entre outras.

Inovações e o papel das embalagens

A introdução de alimentos com ingredientes saudáveis, orgânicos e até mesmo personalizados para as necessidades nutricionais específicas dos pets reflete em uma mudança no comportamento do consumidor. Essa tendência se estende às embalagens, para que produto e embalagem sigam na mesma proposta. Não apenas protegendo e conservando o produto, mas alinhando-se aos valores de sustentabilidade.

Quer saber mais? Em nosso blog você encontra diversos conteúdos exclusivos sobre embalagens e o cuidado com o meio ambiente.