Diretor de negócios da empresa, Felipe Toledo, fala ao Portal Conecta Verde sobre o crescimento da demanda por novas soluções
Em entrevista concedida à jornalista Elen Nunes, a Camargo Embalagens falou sobre o crescimento da demanda por embalagens mais sustentáveis como uma demanda real e constante do consumidor final, que valoriza, na hora das compras, empresas com atitudes mais responsáveis e menos nocivas ao meio ambiente.
Como explica o diretor de negócios da Camargo Embalagens, Felipe Toledo, “grandes marcas já assumiram publicamente a redução do impacto das embalagens até o ano de 2025., e tudo isso ajuda a acelerar o processo de mudança e fazem todos buscarem novas opções”.
Atualmente, quando falamos em embalagens sustentáveis, a maior demanda vem do mercado alimentício: café, biscoitos, massas, snacks, chocolates, doces e confeitos, misturas prontas e suplementos. “Mas posso dizer que a busca por sustentabilidade está generalizada, por exemplo, o mercado de cosméticos também demanda muito por este tipo de solução, principalmente na mudança das embalagens rígidas para as flexíveis como embalagem principal ou refil”, pontua o executivo.
Desenvolver uma embalagem que minimize o impacto ambiental exige uma série de materiais, processos, equipamentos e requisitos para que tudo saia com o padrão de qualidade determinado pela Camargo. Assim, a empresa criou seu “Tripé de Viabilidade”, para clarear esta visão e facilitar o entendimento dos nossos clientes:
– Viabilidade Técnico: as opções sustentáveis têm características de barreira, proteção, segurança e desempenho semelhantes à embalagem convencional?
– Viabilidade Legal: as opções sustentáveis atendem todos os requisitos legais para utilização no produto?
– Viabilidade Comercial: o custo das opções sustentáveis tem viabilidade financeira dentro da realidade de custo do produto?
Se a reposta for “sim” para estas três perguntas, então temos opções com caraterísticas sustentáveis para substituição da embalagem convencional.
Nesse processo de busca por embalagens mais sustentáveis, existe o desafio de custo, lotes mínimos de compra e o desafio logístico. Temos algumas opções nacionais, mas tem muito material que vem de outros países, o que dificulta e atrasa todo processo. “Não é uma cadeia de abastecimento natural e temos que ir atrás das soluções. Felizmente, acreditamos que esta dificuldade é momentânea. Conforme o mercado vai adotando as embalagens, a economia de escala vai ajudando, fazendo com que os produtos estejam mais disponíveis com custos mais competitivos”, explica Toledo. “Dentro desse conceito de cases bem sucedidos no que tange a sustentabilidade, a Camargo cita a Feito Brasil, Amma e I’m Green. E agora estamos finalizando a produção das nossas embalagens biodegradáveis e de uma estrutura 100% de papel, selável com barreira”. Conclui.
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