A evolução das embalagens no decorrer de mais de 10 mil anos já passou por argila, vidro, papel, madeira, plástico e segue se modificando.
Quando alguém compra um produto em uma loja, o comum é receber uma sacola ou embrulho para levá-lo para casa, não é? Mas, já parou para pensar na evolução das embalagens ao longo dos anos? Com certeza elas não foram criadas no mesmo material e formato que conhecemos atualmente.
Aliás, consegue imaginar como era a vida das pessoas antes da criação e evolução das embalagens? A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre o processo de produção, materiais utilizados ao longo dos anos e modelos de design antigos e atuais. Sendo assim, continue conosco para mergulhar nesse pedaço não tão conhecido da história!
Evolução das embalagens: como tudo começou e processo de produção
Não existe uma data precisa de criação das embalagens. Há mais de 10 mil anos, folhas de árvores, crânios de animais, fibras de vegetais e recipientes de argila começaram a ser usados para transportar e armazenar alimentos e água.
Na Idade Antiga, os indivíduos aprenderam a moldar o vidro e a utilizar outros materiais, como o couro, para levar os alimentos. Já na Idade Média, novas matérias-primas começaram a ser exploradas, entre elas a madeira, o papel, o metal e a porcelana.
A Idade Moderna trouxe o surgimento do mercado consumidor e, a partir daí, as embalagens começaram a ser pensadas de forma diferente. Anos mais tarde, na Idade Contemporânea, apareceram as embalagens feitas de lata.
Mas foi apenas depois das duas guerras mundiais, por volta de 1945, que a evolução das embalagens acelerou e entraram em cena materiais como o alumínio e o plástico. Além disso, nos últimos anos também foram criadas as embalagens descartáveis e as unitárias.
Modelos de design antigos e atuais: o que esperar da evolução das embalagens
As primeiras embalagens eram bastante simples e, em alguns aspectos, até mesmo rudimentares. Com o surgimento do mercado consumidor e a evolução dos processos, inclusive a descoberta de novos materiais, a embalagem começou a ser vista de uma forma diferente.
Nos últimos anos, ela deixou de ser apenas um embrulho para levar o produto para casa. Dessa forma, a embalagem passou a fazer parte da identidade das marcas. Então, com um aspecto cada vez mais funcional e estratégico, ela é valorizada por quem está vendendo um determinado produto e por quem está comprando.
Atualmente, as embalagens trazem modernidade e, em alguns casos, até mesmo sofisticação. Afinal, elas são coloridas, algumas colecionáveis, feitas em diferentes materiais, com formatos inesperados, de personagens, entre tantas outras características.
Embalagens sustentáveis mostram preocupação de empresários com o futuro
E a evolução das embalagens não para por aí… Hoje já é possível perceber uma grande produção de embalagens em material reciclável. Esta preocupação dos empresários é reflexo do que os consumidores buscam nas marcas: pessoas que não estejam apenas preocupadas com o lucro, mas também em deixar um planeta melhor para as futuras gerações.
O que será que aguarda o mercado consumidor nos próximos anos? A evolução das embalagens vai continuar. Então, se quer ficar por dentro de tudo que acontece neste universo, assine a nossa newsletter.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.