Quer optar pela produção de embalagens sustentáveis? Então, conheça diferentes elementos que podem ser usados.

Pensar em diferentes formas de conviver em harmonia com o planeta é uma necessidade. Investir na produção de embalagens sustentáveis, por exemplo, é algo que traz muitos benefícios para o empreendedor, para o cliente e, é claro, para o meio ambiente. 

Todas as mercadorias que são compradas de forma online ou física precisam ser enviadas aos consumidores em uma embalagem, certo? Além disso, você já pensou na quantidade de lixo que isso gera em um único dia? Já passou da hora dos comerciantes olharem com mais atenção e carinho para o mundo que os rodeia.

Para incentivar a produção e utilização de embalagens sustentáveis, apresentamos 5 tipos de materiais que podem ser usados sem impactar de forma negativa o planeta. Para saber mais, continue conosco. Então, boa leitura!

1. Alumínio

O alumínio é um tipo de material bastante utilizado em embalagens sustentáveis devido a sua flexibilidade. Maleável e super resistente, ele tem o poder de ampliar a vida útil da mercadoria que é embalada nele.

Cafés e chocolates são exemplos de produtos vendidos em embalagens de alumínio. No Brasil, inclusive, o índice de reciclagem das latas de alumínio chega a incrível porcentagem de quase 99%.

2. Papel

O papel é outro material super útil quando o assunto é a produção de embalagens sustentáveis. Dessa forma, ele possui um período curto de degradação (6 meses) e, junto com os cartonados e o papel ondulado, é um dos elementos mais reciclados no mundo todo.

3. Bioplásticos

Quem disse que as embalagens plásticas não podem ser amigas do meio ambiente? Os bioplásticos se tornaram uma opção menos agressiva para quem ainda prefere usar este tipo de material. Eles são divididos em dois tipos:

  • Plásticos Bio-Based: criados a partir de uma fonte renovável, a biomassa. Ela tem origem em matéria-prima natural (mandioca, arroz, gordura, cana-de-açúcar, entre outros) ou plantas.
  • Plásticos Biodegradáveis: esses materiais recebem a adição de compostos que tornam a sua degradação mais rápida – lembre que a embalagem plástica normal demora cerca de 450 anos para se decompor.

4. Filmes compostáveis

Os filmes compostáveis não são plásticos e tem uma degradação bastante rápida levando apenas 180 dias para se decompor tanto de forma caseira quanto industrial. Eles são feitos a partir de uma celulósica modificada. 

5. Recicláveis

A embalagem reciclável é aquela que já foi usada uma vez, voltou para indústria e foi transformada para ser usada novamente.

Uma gama bastante grande de materiais usados na indústria de embalagens pode ser reciclado, incluindo o Biaxially Oriented Polypropylene (BOPP), conhecido no Brasil como polipropileno biorientado; o polietileno (PE) e o polipropileno (PP). 

Quer saber mais sobre o assunto embalagens? Assine nossa newsletter

As embalagens sustentáveis podem (e devem!) ser usadas pela sua empresa. Sendo assim, além de estar ajudando o meio ambiente, o seu cliente perceberá a sua preocupação com o planeta.

Agora que você já conhece os 5 tipos mais comuns de materiais usados na produção de embalagens sustentáveis, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outros assuntos deste universo!