Uma embalagem se destaca diante das demais por suas características e por suas particularidades. O motivo pela qual conquista o consumidor pode variar: seja por seu formato, tamanho, cores, imagens e também por sua tipografia.
Sim, a tipografia – sejam letras, números, pontuações e símbolos – exercem uma grande influência na hora da compra de um produto, pois é por meio dela que a mensagem que a empresa deseja passar com seu produto será captada – ou não.
A tipografia engloba também os estilos, formatos e arranjos visuais das palavras, e na hora da concepção de uma embalagem, esses fatores precisam ser considerados para que o resultado seja harmônico, claro e envolvente. Afinal, uma embalagem com cores opacas, fontes pequenas ou pouco nítidas, e imagens pouco atraentes não chamam a atenção e nem destacam as qualidades do produto que envolvem, certo?
Um rótulo, por exemplo, deve ser legível e também chamar a atenção do consumidor por sua beleza e nitidez. O mesmo vale para o design geral da embalagem, que precisa passar a mensagem do produto, seja ela lúdica, descontraída ou sóbria. Tudo deve ser planejado com cuidado para que os atributos do produto sejam identificados pelo consumidor no ponto de venda.
Uma pesquisa divulgada pelo MarketingProfs identificou que cerca de 52% dos consumidores online afirmam que provavelmente voltariam a comprar um produto que foi entregue em uma embalagem diferenciada.
Além disso, 90% dos constituintes da pesquisa disseram que reutilizam caixas e sacolas depois de uma compra. Ainda de acordo com o estudo, empresas que adotaram a medida observaram um crescimento de cerca de 30% nas intenções de compra.
Boas práticas de tipografia
Segundo o site Designhill, não existem exatamente regras de tipografia para embalagens, mas é possível listar algumas boas práticas, entre as quais se destacam:
1. Dê atenção especial ao texto
Uma embalagem cujo rótulo é composto apenas por fotos ou ilustrações pode não apresentar informações suficientes para encantar consumidores. Apesar das imagens ajudarem bastante, algumas marcas são bem-sucedidas utilizando apenas uma tipografia eficiente.
2. Selecione o tamanho de fonte que está mais de acordo com o produto
A dimensão da tipografia deve considerar quem está lendo e em qual contexto. Embalagens de preservativos costumam ser mais discretas, enquanto embalagens de cereais tentam atrair o máximo de olhares possíveis (principalmente de crianças!).
3. Escolha a cor da fonte que está mais de acordo com o produto
Pensando no contraste que proporciona a melhor legibilidade, muitas marcas colorem seus caracteres de branco ou preto. Mas uma boa estratégia de tipografia é usar cores que se relacionam diretamente com o que está dentro da embalagem.
4. Conecte a tipografia com o seu público-alvo
A tipografia e, de forma geral, o design de uma embalagem deve estar alinhado com o consumidor e seu estilo de vida. Muitas vezes, só de olhar para uma embalagem a pessoa já sabe se ela entra ou não em seu orçamento. Por isso, é preciso pensar com cuidado se a fonte empregada será mais refinada ou mais despojada.
Fontes: ABRE, Scuadra
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