Muitas empresas já estão de olho em 2022 buscando as novidades! Nós separamos algumas tendências de embalagens para o próximo ano. Confira!
Passamos por grandes mudanças de hábitos nos últimos quase dois anos, tanto na forma como vivemos, trabalhamos ou consumimos. E não foi diferente com as embalagens, que seguem em constante transformação, em um misto de tecnologia, sustentabilidade e inovação constantes.
Tendências em embalagens acompanham as mudanças do mundo
E por falar em sustentabilidade, o conceito ganha força a cada ano graças a campanhas de conscientização sobre o impacto do consumo nos recursos do planeta. Com isso, há uma cobrança por parte dos consumidores às marcas sobre o uso racional de recursos e a escolha de matérias-primas que impactem menos o meio ambiente, inclusive quando se trata das embalagens e seus processos fabris.
De acordo com o Estudo ABRE, realizado pela Associação Brasileira de Embalagem, os dados apontam que o PIB da indústria de embalagem fechará 2021 com taxa de crescimento de 4,8% em comparação a 2020 e a previsão para 2022 é que haja um crescimento mais tímido, em torno de 1,7%, quando comparado a 2021.
Proteção e segurança como tendência em 2022
Os acontecimentos recentes induziram o mercado a mudanças rápidas, impactando em especial a cadeia de embalagem de alimentos e bebidas. Fatores como proteção e segurança alimentar, que se tornaram ainda mais indispensáveis, exigiram novas estratégias de comunicação e marketing para transmitir isso ao consumidor.
Assim, podemos esperar que algumas tendências já apontadas em 2021 ganhem força em 2022. Por exemplo, as embalagens inteligentes, capazes de proteger as mercadorias de vírus ou bactérias, com substâncias capazes de exterminar esses microrganismos. Da mesma forma, vale para o aparecimento de novos modelos de embalagens flexíveis com maior proteção e inviolabilidade, como meio de garantir a integridade do produto, sem adulterações.
Tendências no design de embalagens
Já quanto ao design, o destaque fica por conta das embalagens com transparência, que permitem que o consumidor veja com clareza o produto que está comprando. Esse tipo de embalagem já é comumente utilizado em frutas frescas, vegetais, carne e congelados, mas devem ser estendidos a bolachas, farinhas, grãos, entre outros. Outra tendência é a estética vintage, com elementos saudosistas e repaginação de embalagens consagradas no passado.
Vale lembrar ainda sobre as mudanças obrigatórias na rotulagem de alimentos com multas às empresas que não adequarem os invólucros à legislação. As novas regras devem entrar em vigor em outubro de 2022. Dessa forma, o rótulo nutricional deverá ser aplicado na frente do produto, na parte superior, contendo os açúcares totais e adicionados. Além disso, também deve conter o valor energético e nutricional por 100 g ou 100 e o número de porções por pacote, entre outras novidades.
Fontes: Indumak, ABRE, Food Innovation
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