Entenda o que é a embalagem laminada e como utilizá-la para melhorar a proteção ao seu produto.

Entre as muitas possibilidades existentes no mercado, a embalagem laminada vem atraindo, cada vez mais, os olhares de quem trabalha com produtos que precisam chegar intactos aos clientes, como os alimentos. 

Se você quer conhecer os materiais em que são produzidas as embalagens laminadas e as vantagens de utilizá-la no seu negócio, continue a leitura!

O que é a embalagem laminada?

Ela é conhecida por ser mais “encorpada”, constituída por estrutura composta de mais de um filme, combinados para serem capazes de formar uma melhor barreira, melhor rigidez e melhor apresentação visual. Comumente, os materiais utilizados para confeccionar uma embalagem laminada são:

  • Polietileno;
  • Polipropileno (PP);
  • Poliéster (PET) ou polietileno tereftalato;
  • Polipropileno biorientado (BOPP);
  • Alumínio;
  • Polipropileno biorientado (BOPP);

5 principais funções

A embalagem por si só já fornece uma proteção ao produto para que agentes externos não o danifiquem. Entretanto, aquelas feitas de um único filme (monocamada), podem ser insuficientes nos quesitos de resistência mecânica, apresentação visual e proteção ao produto.

Neste cenário, a embalagem laminada, por ser muito mais resistente, consegue desempenhar uma série de funções. Então, vamos conferir as 5 principais:

1. Mais resistente

Por possuir mais de uma camada de filme em sua estrutura, as embalagens laminadas são mais resistentes a rasgos e outros danos que possam ocorrer durante o transporte, distribuição e manuseio do produto.

2. Proteção ao produto

Diferentes situações podem ocorrer durante o processo de envase de um produto. Neste sentido, a embalagem laminada fornece uma proteção extra para garantir que a qualidade da mercadoria chegue até ao consumidor.

3. Barreiras a agentes externos

Seja no galpão de armazenamento ou nas gôndolas de exposição, o produto está suscetível a invasão de uma série de agentes externos que podem fazer com que ele perca suas características. É o caso da luz, de gases, da umidade e de odores que possam estar no ambiente.  Dessa forma, a barreira também será útil para manter dentro da embalagem, condições que conservem as propriedades intrínsecas do produto, como por exemplo a coloração, o sabor e outras. 

4. Mantém a qualidade do produto

Por que você acha que o café em pó costuma ser vendido dentro de uma embalagem laminada? Para manter o aroma e o frescor do produto, tal qual é no momento da torra dos grãos. Assim como os salgadinhos, para manter a sua crocância.

5. Maior vida útil

Produtos vendidos em embalagens laminadas têm uma maior vida útil, ou seja, prazo de validade maior, devido à manutenção das características do produto intactas por mais tempo. 

Onde utilizar a embalagem laminada?

  • Alimentos de qualquer tipo;
  • Produtos de limpeza;
  • Produtos de higiene e cosméticos;
  • Produtos industriais;
  • Muitos outros.

Assine a newsletter da Camargo Embalagens

O universo das embalagens é imenso e constantemente surgem novidades e tendências para melhorar a qualidade do revestimento da sua mercadoria. Se você quer receber em primeira mão tudo que acontece nesta área, assine de forma gratuita a nossa newsletter!