Entenda o que é embalagem a vácuo e conheça os principais benefícios de investir nesta tecnologia.
A embalagem a vácuo vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados. Super útil e com muitas vantagens, este modelo serve para acondicionar diferentes tipos de alimentos: cereais, massas e até mesmo os refrigerados e congelados, como queijos e carnes.
Vamos entender melhor? Então, boa leitura!
Embalagem a vácuo: o que é?
A embalagem a vácuo não contém ar. Então, depois de inserido o alimento, 99,8% do ar é retirado para que se forme o vácuo. Desta forma, a comida tem uma durabilidade muito maior, uma vez que a presença do oxigênio faz com que ela estrague mais rapidamente.
Alimentos que não são embalados a vácuo possuem um prazo de validade muito mais curto devido a presença do oxigênio, mesmo que em pequena quantidade. Por isso, as empresas do ramo alimentício estão investindo cada vez mais nas embalagens a vácuo.
Vantagens da embalagem a vácuo para os alimentos
1. Alimentos com maior vida útil
Já pensou em embalar dezenas de quilos de alimentos e eles estragarem nas prateleiras do supermercado antes de serem vendidos? Isso representa uma perda enorme para a indústria.
Ao embalar a vácuo, os alimentos não têm contato com o ar evitando, assim, a proliferação dos microrganismos, o que estende em até 10 vezes o prazo de validade dos produtos.
2. Cor e peso dos alimentos se mantêm iguais
Como os alimentos não têm contato com o ar, eles não desidratam. Desta forma, o peso e a cor se mantêm sempre iguais, fator muito importante para produtos resfriados, como carnes, queijos e similares.
3. Menos desperdício para a indústria alimentícia
Com uma validade até 10 vezes maior se comparado aos produtos que são embalados normalmente, o vácuo faz com que o desperdício de alimentos seja muito menor. Sendo assim, com mais prazo para ficarem nas prateleiras e mantendo as características e qualidade, as chances dos alimentos serem vendidos aumentam muito.
4. Sem odores no ambiente
Imagine a embalagem a vácuo como uma barreira: o que está dentro não sai e o que está fora não tem contato com o alimento. Assim como o ar não entra, o odor do produto também não sai.
5. Facilidade na hora de transportar os alimentos
Ao tirar o ar da embalagem, ela reduz significativamente de tamanho. Com isso, permite transportar uma quantidade muito maior até o destino final.
6. Compras em maior quantidade
Os consumidores também são beneficiados, já que os produtos têm durabilidade maior, podem levar para casa maiores quantidades, economizando idas ao supermercado.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o mundo das embalagens a vácuo? Então, para saber mais sobre este e outros assuntos, assine a nossa newsletter!