As informações do produto são identificadas primeiramente na embalagem. Confira os motivos principais para ter esses dados bem claros em sua embalagem!
A embalagem é a forma mais prática de se comunicar com o consumidor. É por meio dela que as informações principais são obtidas, assim como formas de utilização, restrições, entre outros fatores. Por isso, é muito importante a definição de quais informações serão colocadas na embalagem e em que ordem de relevância.
Quando o produto ainda está na prateleira do supermercado, essa é a primeira visualização, o primeiro impacto. Só depois que ele estiver com a embalagem nas mãos vai ver o restante das informações. Tudo isso acontece em uma sequência lógica que tem a ver com cada lado da embalagem.
Para efeitos de marketing e comunicação do produto isso tem uma importância fundamental. Já que as informações não podem ser colocadas aleatoriamente. Tudo tem que ser pensado de acordo com o que precisa ser divulgado em cada momento da venda. Por exemplo: o que é mais importante saber, se um produto é vitaminado ou o endereço do fabricante. Nesse caso a informação de vitaminado deve ser colocada na frente da embalagem, e o endereço fica no verso.
Ou seja, além da função de proteger o produto, sua função mercadológica também merece especial atenção. Uma vez que do ponto de vista do mercado, a embalagem identifica, atrai a atenção e vende o produto.
Informações do produto necessárias em embalagens
Há informações obrigatórias que devem conter em todas as embalagens dos produtos regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Sendo assim, a principal agência governamental do Brasil no que se refere ao setor industrial e o principal órgão regulador da indústria de alimentos listou as principais informações. Confira quais são:
- Denominação de venda;
- Lista de ingredientes;
- Conteúdo líquido;
- Indicação da origem;
- Nome ou razão social e endereço do fabricante / importador;
- Lote e Prazo de validade;
- Instruções sobre o preparo e uso, quando necessário.
Vale lembrar que toda e qualquer informação pode ser utilizada como estratégia de marketing, e as embalagens não são uma exceção. Tão importante quanto prestar um esclarecimento sobre sua origem, lote, tabela nutricional ou fabricante, é que elas estejam alinhadas com os objetivos da empresa.
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Fontes: Extracom / ABRE
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