Os nossos objetivos, gostos e preferências mudam ao longo da vida. Portanto, saiba a importância de ter embalagens para faixas etárias diferentes.

As embalagens cumprem diversas funções importantes, independentemente do produto. Uma delas é a função de atrair a atenção do consumidor e, com isso, gerar mais vendas para a empresa. Entretanto, para isso acontecer é necessário pensar em embalagens para gerações distintas. Entenda!

Embalagens para faixas etárias diferentes: uma necessidade

Em cada fase da vida, a nossa atenção e foco estão em assuntos diversos. E essa variação relacionada à idade também impacta o tipo de consumo. Sendo assim, é fundamental que as empresas estejam atentas a esse detalhe para, de fato, conquistar o cliente pretendido.

A comunicação da marca deve ser eficiente em todos os canais, respeitando sempre o público-alvo. E se pensarmos nas embalagens como importantes ferramentas de comunicação, é importante que as empresas as utilizem da melhor forma possível, tanto para gerar valor para a marca quanto para atrair o público. É fundamental levar em consideração todas as especificações para obter sucesso.

Características de embalagens para faixas etárias diferentes

De forma prática, podemos dizer que alguns fatores podem agradar mais algumas idades, como por exemplo:

Crianças

São atraídas por cores vibrantes e personagens de desenho animado, jogos, ilustrações ou outros itens do universo infantil. Elas utilizam muito a memória visual, por isso, relacionar os produtos a elementos que elas gostam pode ser uma ótima estratégia de venda.

Para atrair esse público também é necessário investir em imagens e utilizar fontes mais simples já que ou ainda não foram alfabetizadas ou finalizaram esse processo recentemente.

Jovens

Ainda são atraídos por personagens marcantes e cores vivas, entretanto alguns elementos já podem fazer a diferença na decisão de compra. Eles já levam em conta os textos informativos, por exemplo, mas é importante não utilizar um tom muito formal. Outro fator que atrai a atenção desse público é a inovação, sendo assim, as embalagens mais modernas, com detalhes diferenciados são facilmente um alvo desse público;

Adultos

Levam muito em consideração fatores como sustentabilidade, praticidade e segurança. Por isso, a marca que tem interesse em comunicar bem com esse público deve ser transparente e clara nas informações contidas nas embalagens. Comunicar valores é uma boa estratégia, assim como investir em formatos mais práticos de embalagens para produtos do dia a dia.

Terceira Idade

A comunicação com os idosos requer alguns cuidados, como o tamanho e estilo das fontes. Para eles, é imprescindível que haja boa legibilidade. Outro fator importante é a clareza na arte gráfica, eles não costumam ser atraídos por elementos sobrepostos que deixem a arte confusa, por exemplo.

Além dessas considerações, é importante levar em conta outros elementos e combiná-los de acordo com as preferências de cada idade, como a tipografia e o formato da embalagem. A experiência do cliente é decisiva para a fidelização na marca, portanto cada detalhe faz toda a diferença. Lembrando que tudo isso é levado em conta muito rapidamente na hora da decisão da compra, inclusive de maneira inconsciente. 

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